Vencedores 2022

Vencedores 2022

No âmbito do 31º Digital Business Congress, foram anunciados os vencedores do Prémio Cidades e Territórios do Futuro, iniciativa da APDC para reconhecer projetos pioneiros e ideias e estratégias que tornem as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.

Prémio Supra-Categoria

Prémio Supra-Categoria

Vencedor

BALCÃO ÚNICO DO PRÉDIO (BUPi)

É uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita.

Saúde e Bem-estar

Saúde e Bem-estar

Vencedor

Hortee by Fhlud

Trata-se de um mercado online e uma ferramenta de vendas que permite a agricultores e consumidores fazerem negócios entre si.

Menção Honrosa

Balcão SNS 24

Espaço físico, de inclusão digital, que pretende garantir o acesso aos canais digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a todos os cidadãos.

Igualdade e Inclusão

Igualdade e Inclusão

Vencedor

CENTRO DE CIDADANIA DIGITAL

Os Centros de Cidadania Digital (CCD) são espaços colaborativos, de disponibilização de ferramentas digitais, onde os cidadãos de diversas faixas etárias e origens, afastados das tradicionais respostas sociais e de educação, são convidados a identificar estratégias e soluções inovadoras para problemas do seu dia a dia, da sua comunidade e/ou do mundo.

Menção Honrosa

PROJETO LINHÓ CIRCULAR

Promove o desenvolvimento sustentável, através da economia circular, assente num projeto agrícola (de 49,79ha), ao qual está interligado um sistema local de tratamento de resíduos orgânicos com produção de fertilizantes e microgeração de energia.

Mobilidade e Logística

Mobilidade e Logística

Vencedor

LETZGO TRAVEL

Aplicação one-stop-shop para turistas. Pela primeira vez, os turistas conseguem encontrar, numa app, tours self-drive com áudio guia, bilhetes skip-the-line para as principais atrações e ainda a possibilidade de adquirirem pacotes de dados de internet com a tecnologia e-sim.

Menção Honrosa

CycleAI

Esta app promete resolver a questão de como se podem tornar as deslocações mais ecológicas e seguras.

Relacionamento c/ Cidadão e Participação

Relacionamento c/ Cidadão e Participação

Vencedor

O NOSSO CHÃO

Uma ferramenta digital que promove a participação cidadã de crianças e jovens. No formato de um jogo, implementado em escolas e outras instituições, possibilita aos jovens experimentarem e vivenciarem processos participativos de auscultação, diagnóstico e melhorias do espaço físico e social dos territórios em que estudam e habitam.

Economia Circular e Descarbonização

Economia Circular e Descarbonização

Vencedor

100 ALDEIAS

Projeto de inovação e empreendedorismo social, com foco nos territórios de baixa densidade de Portugal. Tem o propósito de combater a pobreza energética em comunidades rurais, através do acesso a eletricidade limpa, de origem solar, produzida localmente e mais barata, sem necessidade de investimento dos participantes.

Menção Honrosa

WATER WISE SYSTEM

Solução de software para a monitorização inteligente de redes de distribuição de água.

Desenvolvimento Económico

Desenvolvimento Económico

Vencedor

ACELERADOR PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DO PORTO (ATEP)

Um projeto que resultou de uma colaboração entre a E-REDES, Câmara Municipal do Porto e Agência de Energia do Porto, com vista a acelerar de forma efetiva e eficaz a transição energética e digital nas cidades.

Qualificações

Qualificações

Vencedor

PLATAFORMA RECODE

Uma plataforma digital de cursos com certificação de grandes empresas como a Microsoft e PMI (Project Management Institute – Educational Foundation).

COLABORAÇÃO INTERGERACIONAL

COLABORAÇÃO INTERGERACIONAL

Vencedor

PLATAFORMA DIGITAL dNovo

Tem como missão oferecer uma resposta integrada para o problema do desemprego sénior qualificado.

Cerimónia de entrega dos Prémios no 31º Digital Business Congress