Vencedores 2023
No âmbito do 32º Digital Business Congress, foram anunciados os vencedores do Prémio Cidades e Territórios do Futuro, iniciativa da APDC para reconhecer projetos pioneiros e ideias e estratégias que tornem as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
Veja aqui os júris da 2ª edição.
O Kiosk desenvolvido pela Guerin veio revolucionar a customer journey de um cliente de rent a car. Tradicionalmente os clientes têm um processo mais lento e menos user friendly. Na Guerin o processo éautónomo, o cliente faz todo o processo de abertura do contrato no Kiosk. O Kiosk escolhe o veículo para o cliente. Acabámos também com o papel, pois o cliente passa a receber o contrato por e-mail. Habitualmente tínhamos filas que demoravam algumas horas (em alturas de pico), neste momento coma mesma equipa servimos muitos mais clientes e por isso raramente temos filas.
DeepNeuronic foca-se na deteção e reconhecimento automático de eventos perigosos ecomportamentos humanos anormais para a segurança e proteção pública. O objetivo é aumentar a sustentabilidade dos sistemas de videovigilância, diminuindo os elevadosrecursos necessários, através de algoritmos de visão computacional no processamento de vídeos emtempo real. Devido à flexibilidade de aprendizagem do sistema DeepNeuronic, este facilmente se adapta aosdiversos setores em que atuamos, tais como, segurança (desde municípios a fabricantes de câmaras),transporte (desde tráfego rodoviário a metros e aeroportos), retalho e comercial (desde supermercados acentros comerciais), entre outros.
Mobicab – Transporte Flexível integra-se num projeto piloto de mobilidade sustentável, de inclusão ecidadania que o Município de Castelo Branco oferece aos seus munícipes desde o dia 1 de julho de 2022.Este projeto assume como desígnio disponibilizar aos munícipes do 3.º maior concelho do País uma redede transportes que acabe com o isolamento social em que, principalmente, a população mais vulnerávelse encontrava. Em articulação com os operadores locais (taxistas) criámos uma rede de transporte apedido.
A partir de 2023, a recolha seletiva de biorresíduos (restos de comida) vai ser obrigatória em Portugal. Para garantir o sucesso desta medida, a Cascais Ambiente está a implementar um projeto de separaçãode restos de comida para produção de energia elétrica e de composto orgânico. Neste momento, o projeto abrange 10.000 famílias residentes na União das Freguesias de Carcavelos eParede e freguesia de São Domingos de rana. Os munícipes abrangidos recebem gratuitamente um rolode sacos verdes, um pequeno contentor castanho e um folheto informativo.
O projeto COMSOLVE visa o desenvolvimento de soluções de gestão para comunidades de energiarenovável (CER) com integração de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia com baseem baterias de segunda vida. O projeto inclui a produção descentralizada de eletricidade a partir depainéis fotovoltaicos e a partilha da energia produzida pelos membros da comunidade, permitindo odesenvolvimento do paradigma de mercados energéticos centrados no papel dos “prosumidores”.
A Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa – PGIL, é uma solução tecnológica com alta capacidade deprocessamento, integradora de informação e que permite a monitorização, gestão operacional e arealização de analítica sobre os dados gerados por todo o ecossistema urbano.
O Observatório do Talento é um projeto desenvolvido pelo Município do Porto. É uma plataforma digitalde informação que permite recolher, gerir e divulgar informação estratégica sobre o mercado detrabalho (oferta e procura), competências e também explora questões relacionadas como salários econdições de emprego. Com recurso a múltiplas fontes e ferramentas de recolha de dados comoestatísticas oficiais, estudos e web scraping é dirigido a Empresas, Talento e Instituições de Ensino/Formação.
Gravação da cerimónia de entrega dos Prémios no 32º Digital Business Congress
Stand APDC na 2ª edição do Digital with Purpose Global Summit | 27-28 setembro 2023 - Altice Arena
Os vencedores marcaram presença na edição de 2022 do Digital with Purpose Global Summit, onde tiveram a oportunidade de mostrar como é que já estão a mudar as nossas cidades e territórios, no Stand da APDC.