Perguntámos aos membros do Júri das várias categorias do Prémio como veem as cidades e territórios do futuro. Veja as quais são as suas visões!
Saúde e Bem-estar
Saúde e Bem-estar
“Uma cidade ou um território do futuro contará com projetos que mostrem que a saúde e bem-estar estão em todas as suas políticas”
– Mónica Duarte Oliveira
“Os projetos selecionados devem revelar um profundo conhecimento do território, seja urbano ou não urbano, acumulado ao longo de séculos, e valorizar o potencial intergeracional do bem-estar social e ambiental”
– Ricardo Camacho
Igualdade e Inclusão
Igualdade e Inclusão
“Imagino uma cidade… dinâmica, ecológica, solidária e participada, que respeita a diversidade e fortalece o indivíduo, que cria e recria laços, que não abandona nem ignora, e onde cada cidadão pode desenvolver um projeto de vida significativo. Imagino uma cidade… um por todos e todos por um!”
– Filipe Almeida
“Os territórios evoluem para serem centradas no ser humano e concebidas por e para os seus cidadãos. Surgirão em âmbito desta iniciativa projetos com alto impacto para a evolução de territórios com serviços e abordagens inclusivas”
– Claudia Mendes
“Imagino uma cidade… à qual todos sentem que pertencem, na qual todos se sentem igualmente acolhidos, e em cujo futuro todos sentem poder participar, seja quando a habitam, seja quando a visitam, seja quando sonham com ela”
– Margarida Couto
Qualificações
Qualificações
“Imagino uma cidade digital, inovando ao colocar as pessoas no centro das decisões e dos processos. Uma cidade conectada, de forma que seja possível capitalizar num ecossistema de colaboração eficaz. Uma cidade cais, porto de chegada e partida de talento, conhecimento, investimento, mercadorias, isto é, um nó relevante nas redes do futuro”
– Paulo Simões
“Imagino uma cidade digital e inovadora, humanista e livre. Uma cidade de gentes e de pontos. Gentes felizes e conectadas. Pontos de partida e chegada, pontos que unem a tradição com o futuro, pontos que unem territórios próximos e longínquos. Pontos que unem quem chega a quem parte para sempre voltar”
– Luisa Ribeiro Lopes
Relacionamento c/ Cidadão e Participação
Relacionamento c/ Cidadão e Participação
“Imagino uma cidade onde o tempo livre não seja feito de restos”
– Maria Manuel Leitão Marques
“A cidade do futuro será uma cidade que procura ter um impacto positivo no meio ambiente, ao mesmo tempo que proporciona uma elevada qualidade de vida aos seus habitantes”
– Paulo Malta
Economia Circular e Descarbonização
Economia Circular e Descarbonização
“A cidade do futuro é comprometida com a neutralidade climática, associada à redução da poluição atmosférica e sonora, a melhoria da saúde e uma eficiente gestão da água”
– Helena Freitas
“Uma cidade ou um território do futuro contará com projetos que ofereçam soluções tecnológicas para uma utilização eficiente e inteligente da energia, da água e dos resíduos, será circular do ponto de vista da utilização dos seus recursos, terá equipamentos, edifícios e instalações de baixa intensidade carbónica, incluindo através de uma maior integração de fontes de energia renovável, e contará com múltiplas infraestruturas verdes”
– Pedro Norton
Mobilidade e Logística
Mobilidade e Logística
“Uma cidade ou um território do futuro contará com serviços de transporte público que respondem às necessidades das pessoas”
– António Pires
Experiência pedestre e Hospitalar
Experiência pedestre e Hospitalar
“Imagino uma cidade vibrante, capaz de gerir eficientemente os seus recursos, de providenciar elevada qualidade de vida para a sua comunidade e experiências únicos para os seus visitantes”
– Sérgio Guerreiro