Visões

Visões

Perguntámos aos membros do Júri das várias categorias do Prémio como veem as cidades e territórios do futuro. Veja as quais são as suas visões!

Saúde e Bem-estar

Saúde e Bem-estar

Mónica-OliveiraProfessora Catedrática-Instituto-Superior-Técnico-Coordenadora-da-rede-SAÚDE-da-Universidade-deLisboa

“Uma cidade ou um território do futuro contará com projetos que mostrem que a saúde e bem-estar estão em todas as suas políticas”

– Mónica Duarte Oliveira

Ricardo-Camacho-Coordenador-da-Comissão-Técnica-Sustentabilidade-Ordemdos-Arquitectos

“Os projetos selecionados devem revelar um profundo conhecimento do território, seja urbano ou não urbano, acumulado ao longo de séculos, e valorizar o potencial intergeracional do bem-estar social e ambiental”

– Ricardo Camacho

Igualdade e Inclusão

Igualdade e Inclusão

Filipe-Almeida-Presidente-da-Estrutura-de-Missão-Portugal-Inovação-Social

“Imagino uma cidade… dinâmica, ecológica, solidária e participada, que respeita a diversidade e fortalece o indivíduo, que cria e recria laços, que não abandona nem ignora, e onde cada cidadão pode desenvolver um projeto de vida significativo. Imagino uma cidade… um por todos e todos por um!”

– Filipe Almeida

Cláudia-Mendes-Embaixadora-em-Portugal-Women-inTech

“Os territórios evoluem para serem centradas no ser humano e concebidas por e para os seus cidadãos. Surgirão em âmbito desta iniciativa projetos com alto impacto para a evolução de territórios com serviços e abordagens inclusivas”

– Claudia Mendes

Margarida-Couto-Presidente-GRACE

“Imagino uma cidade… à qual todos sentem que pertencem, na qual todos se sentem igualmente acolhidos, e em cujo futuro todos sentem poder participar, seja quando a habitam, seja quando a visitam, seja quando sonham com ela”

– Margarida Couto

Qualificações

Qualificações

Paulo-Simoes-Lisbon-Office-Leader-Egon-Zehnder

“Imagino uma cidade digital, inovando ao colocar as pessoas no centro das decisões e dos processos. Uma cidade conectada, de forma que seja possível capitalizar num ecossistema de colaboração eficaz. Uma cidade cais, porto de chegada e partida de talento, conhecimento, investimento, mercadorias, isto é, um nó relevante nas redes do futuro”

– Paulo Simões

Luisa-Ribeiro-Lopes-Presidente-Conselho-Diretivo-do-.PT-e-Coordenadora-Geral-INCoDe.2030

“Imagino uma cidade digital e inovadora, humanista e livre. Uma cidade de gentes e de pontos. Gentes felizes e conectadas. Pontos de partida e chegada, pontos que unem a tradição com o futuro, pontos que unem territórios próximos e longínquos. Pontos que unem quem chega a quem parte para sempre voltar”

– Luisa Ribeiro Lopes

Relacionamento c/ Cidadão e Participação

Relacionamento c/ Cidadão e Participação

Maria-Manuel-Leitão-Marques-Deputada-ao-Parlamento-Europeu

“Imagino uma cidade onde o tempo livre não seja feito de restos”

– Maria Manuel Leitão Marques

Paulo-Malta-Managing-Partner-Innovsky

“A cidade do futuro será uma cidade que procura ter um impacto positivo no meio ambiente, ao mesmo tempo que proporciona uma elevada qualidade de vida aos seus habitantes”

– Paulo Malta

Mobilidade e Logística

Economia Circular e Descarbonização

Helena-Freitas--Full-Professor-at-University-of-Coimbra-Unesco-Chair-in-Biodiversity-Safeguard-for-Sustainable-Development

“A cidade do futuro é comprometida com a neutralidade climática, associada à redução da poluição atmosférica e sonora, a melhoria da saúde e uma eficiente gestão da água”

– Helena Freitas

Pedro-Norton-CEO-Finerge

Uma cidade ou um território do futuro contará com projetos que ofereçam soluções tecnológicas para uma utilização eficiente e inteligente da energia, da água e dos resíduos, será circular do ponto de vista da utilização dos seus recursos, terá equipamentos, edifícios e instalações de baixa intensidade carbónica, incluindo através de uma maior integração de fontes de energia renovável, e contará com múltiplas infraestruturas verdes”

– Pedro Norton

Experiência pedestre e Hospitalar

Mobilidade e Logística

António-Pires-COO-CTO-Carris

“Uma cidade ou um território do futuro contará com serviços de transporte público que respondem às necessidades das pessoas”

– António Pires

Economia Circular e Descarbonização

Experiência pedestre e Hospitalar

Sérgio-Guerreiro-Diretor-Coordenador-Turismo-de-Portugal

“Imagino uma cidade vibrante, capaz de gerir eficientemente os seus recursos, de providenciar elevada qualidade de vida para a sua comunidade e experiências únicos para os seus visitantes”

– Sérgio Guerreiro

Patrocinado por